Buscar
  • Fase Imóveis

Terrenos e loteamentos: vale a pena investir?



Muitos investidores se perguntam se vale a pena investir em terrenos em 2022. A perspectiva de moradia mudou desde a crise do coronavírus, e estudos mostraram que o mercado imobiliário cresceu muito no período da pandemia. Houve um aumento de 52% na procura por terrenos na plataforma OLX, segundo dados da empresa, comparando 2021 com 2020. E a tendência é aumentar. Os motivos desse aumento foram: juros mais baixos, incentivos do governo, maior necessidade de espaço, maior preocupação com a qualidade de vida e muitos outros. Tudo isso colocou os lotes na mira do cliente final e dos investidores. Agora em 2022, os juros aumentaram, mas independentemente da época, o investimento no mercado imobiliário, principalmente no mercado de loteamentos, é bastante sólido e lucrativo. Então se você busca investir em loteamentos ou descobrir se vale a pena investir em terrenos, temos dicas valiosas para você.


Antes, vale diferenciar lotes de terrenos e entender qual é mais vantajoso para investir:


Terreno: é um pedaço de terra, urbano ou rural, reservado para a construção de imóveis, podendo permanecer intacto ou ser dividido em várias partes, como no caso de condomínios residenciais.

Lote: à essas partes as quais ele pode ser repartido, dá-se o nome de lote. Entretanto, para lotear um pedaço de terra, a propriedade deve possuir uma infraestrutura básica, como é o caso do bairro planejado, e estar em conformidade com todas as normas e requisitos exigidos pelas leis regionais e nacionais. Isto faz o mercado de loteamentos ser muito vantajoso para quem compra.


O que é melhor, lote ou terreno?


Investir em lotes e investir em terrenos são boas opções de baixo risco de investimento, com rentabilidade segura, mas quem investir em lotes tem a vantagem de comprar um imóvel já com a infraestrutura necessária devidamente regulamentado, evitando muita dor de cabeça! Toda a documentação necessária para regulamentar um terreno e viabilizar uma construção ali é bastante burocrática e não é fácil de conseguir. Apesar de alguns terrenos não regulamentados serem mais baratos que os lotes, esse barato pode sair bem caro! Então se está se perguntando “investir em terreno é um bom negócio?” leve em conta quanto tempo e energia está disposto a gastar com burocracias, além do dinheiro gasto na regulamentação. O processo de aprovação de um projeto é complicado e muitas vezes não dá certo. Por isso, investir em loteamento acaba sendo melhor, principalmente se comprado de uma incorporadora, que possui uma equipe especializada para cuidar da parte burocrática para você. Mas as vantagens não param por aí. Investir em lotes vale a pena porque, por ser uma subdivisão do terreno, acaba sendo mais barato e assim oferece mais fluidez, sendo mais fácil de vender. Além disso, as despesas e burocracias para manter um lote geralmente são menores.


A busca por terrenos aumentou na pandemia e vai ficar estável agora


Investir em terreno é um bom negócio há muito tempo, mas como já falamos, na pandemia isso melhorou ainda mais. Segundo dados do Centro de Pesquisas e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), baseados na coleta do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), houve um aumento de 40,5% na negociação de descampados em 2021 comparado ao mesmo período de 2020 no Rio de Janeiro. Mesmo que já estejamos em fase de recuperação da crise do coronavírus, com processos de vacinação avançados, a busca por imóveis segue estável. Segundo especialistas, passamos agora por uma leve "freada" do mercado com os aumentos dos juros, mas continua sendo verdade que vale a pena investir em terrenos em 2022, assim como nos anos seguintes. Isto porque a economia oscila bastante, e o investimento em imóveis é sempre seguro, uma vez que são bens ativos de baixíssimo risco. Se você não conseguir vender de imediato, sem dúvidas não vai demorar muito para vendê-lo e garantir seu lucro. O público investidor que vê o imóvel como um ativo seguro, e a valorização patrimonial dos imóveis atingiu R$1,5 trilhões em um ano. Um motivo realmente interessante pelo qual investir em lotes vale a pena: esta aplicação protege o seu patrimônio das oscilações do mercado. Então se quer investir em terrenos, tenha certeza que está no caminho certo! Os dados mostram que investir em lotes e investir em terreno é um bom negócio, mas os benefícios não param por aí, e um dos principais é a segurança, que veremos a seguir.


Segurança no investimento: compensa comprar um terreno?

Com certeza! O mercado imobiliário está entre os melhores investimentos do mercado, sendo também um dos mais seguros. Investir em lotes é mais confiável do que investir na Bolsa de Valores, por exemplo, que apresenta uma série de instabilidades. É um investimento também mais lucrativo do que outros de baixo risco, como a poupança.


Economia: para um investidor, o que vale mais a pena? Abrir uma empresa do zero com inúmeros custos fixos e depender das oscilações do mercado ou investir em lotes e aproveitar a valorização de terreno 2021 e 2022 para gerar bons lucros, sem altos custos de manutenção? Pois é, o mercado de loteamentos é a melhor opção.


Valorização: os imóveis, por regra, sempre valorizam, e como vimos o aumento da demanda por esses espaços, a valorização de terreno 2021 e 2022 será uma vantagem, e sem dúvidas você poderá vender por muito mais do que pagou. Também vale a pena comprar terreno em loteamento, podendo usufruir de mais fluidez por causa do preço mais em conta e da infraestrutura que um lote bem possui.


Patrimônio: um patrimônio é um bem que, se não for vendido, passará de geração em geração, valorizando cada vez mais. Isso é uma garantia para a sua família. Se a valorização do terreno em 2021 já é ótima, imagine daqui alguns anos. Também vale a pena comprar um terreno com a finalidade de permuta para construção. É um modelo de investimento que tem atraído muitos investidores, sendo bastante seguro, porque se trata de uma parceria feita com pessoa jurídica, e você pode pesquisar o histórico da empresa para ter ainda mais certeza que está em boas mãos.


Como funciona a permuta de terreno para construção?


Investir em terrenos para fazer permuta com uma construtora ou loteadora é uma prática cada vez mais popular entre os investidores, principalmente quando falamos em regiões periféricas. Com a parceria, os investidores lucram na própria operação negocial da incorporação, além da valorização do ativo em si. Dessa forma, sem dúvidas vale a pena investir em loteamento e o investidor colhe ótimos frutos dessa parceria. A permuta de terreno para construção é muito simples e vantajosa: o investidor entra no negócio com seu terreno, a incorporadora realiza o loteamento e o investidor recebe um percentual em lotes ou dinheiro, dependendo do que for acordado em contrato.


Invista certo: escolha a Fase Imóveis


Como vimos, vale a pena investir em lote em 2021 e 2022, assim como em qualquer momento, porque mesmo com instabilidades econômicas nacionais e globais, o mercado imobiliário se mantém firme e mais estável em relação a outros ativos. Contudo, não invista em qualquer imóvel de qualquer proprietário. Agora que você já sabe que vale a pena comprar um terreno, faça investimentos certeiros: com empresas sérias, de histórico confiável, e prontas para encontrar o melhor negócio para você, como a Fase Imóveis!


Dúvidas? Conte pra gente!

3 visualizações0 comentário